+55 37 3261-3222

contato@escolavirginioperillo.com.br

Ensino Médio

INTRODUÇÃO

O Ensino Médio da Escola Estadual “Virgínio Perillo” tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, além de prepará-lo para enfrentar os exames vestibulares e Enem.

Grande parte do conteúdo programático do Ensino Médio é trabalhado no 1º e 2º ano. No 3º ano, os conteúdos são revisados e aprofundados. Enfrentar o vestibular não é uma tarefa fácil para os jovens e o ingresso na universidade funciona como um ritual de passagem para a vida adulta, que implica maturidade e impõe responsabilidades diferentes daquelas até então exigidas do estudante.

Assim, a Escola Estadual “Virgínio Perillo” busca oferecer meios para a formação do homem consciente e livre, capaz de integrar-se no contexto social, como cidadão responsável pela ação transformadora do  meio e do desenvolvimento do país.

ESTRUTURA DO ENSINO MÉDIO

1. O Ensino Médio, organizado em regime anual, terá duração de 03 (três) anos de escolaridade e deve possibilitar ao aluno o prosseguimento dos estudos e a iniciação para o trabalho.

2. O primeiro ano do Ensino Médio assegurará a transição harmoniosa dos alunos provenientes do 9º ano do Ensino Fundamental, considerando o aprofundamento das aprendizagens adquiridas e a ampliação das mesmas.

3. O estágio, visando a formação e a preparação do educando para o ingresso no mundo do trabalho, poderá ser ofertado e será opcional para os alunos matriculados e frequentes em escolas da rede estadual de ensino regular no Ensino Médio.

FINALIDADE DO ENSINO MÉDIO

1. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

2. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

3. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

4. A compreensão dos fundamentos cientifico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.


LINK – PLANO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO