INTRODUÇÃO
Durante os estudos no “Ensino Fundamental II”, o adolescente vive um momento marcado pela intensidade de emoções, pela descoberta de seus potenciais, pela formação de sua identidade e, por isso, contesta, critica, questiona. Nesse momento, A Escola Estadual “Virgínio Perillo” estimula a formação de cidadãos capazes de agir, com consciência e senso crítico, diante das mais diferentes situações que ocorrem na vida em sociedade.
Dessa maneira, o Ensino Fundamental II terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
2. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
3. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, com instrumentos para uma visão crítica do mundo.
4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
O Ensino Fundamental II tem duração de quatro anos, estruturando-se em dois ciclos de escolaridade, considerados como blocos pedagógicos sequenciais:
- Os quatro anos finais são organizados em dois ciclos, para crianças na faixa etária prevista de 11 (onze) a 14 (quatorze) anos de idade: Ciclo Intermediário, com a duração de 02 (dois) anos de escolaridade – 6º e 7º anos; Ciclo da Consolidação, com a duração de 02 (dois) anos de escolaridade – 8º e 9º anos.
Os Ciclos da Alfabetização e Complementar garantirão o princípio da continuidade dos alunos, sem interrupção, com foco na alfabetização e letramento, voltados para ampliar as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, para todos os alunos, imprescindíveis ao prosseguimento dos estudos.
Os Ciclos Intermediário e da Consolidação ampliarão e intensificarão, gradativamente, o processo educativo no Ensino Fundamental, bem como considerar o princípio da continuidade da aprendizagem, garantindo a consolidação da formação do aluno nas competências e habilidades indispensáveis ao prosseguimento de estudos no Ensino Médio.